Executando verificação de segurança...
7

Como foi crescer profissionalmente morando no interior

Salve rapaziada, queria saber como foi a jornada profissional pra vocês que não moram em grandes centros.

Acabei de ser efetivado do estagio, mas minha cidade é pequena só tem a empresa que eu trampo de TI com desenvolvedor. To pensando em juntar uma grana e mudar pra um grande centro. Sou de MG então BH ou arredores seria perfeito. Será que é realmente necessário?

2

Sou da região do Alto Oeste Potiguar, e fiz estágio aqui mesmo na região e fui efetivo por pouco mais de um ano. Só que só consegui me elevar mais de verdade quando peguei outro trabalho que era home-office em uma empresa maior e mais estruturada. Acho que para quem é de interior (especialmente em cidades pequenas) só tem essas duas opções: se mudar ou pegar um trabalho home-office. Esse foi minha experiência mas acho que essa é a situação geral no país.

Eu acho que se mudar é uma boa (inclusive BH me parece uma cidade bem legal de morar), mas se eu fosse você me mudaria ganhando o suficiente para arcar bem os custos de se manter em grandes centros, que em via de regra são mais caros.

O ideal mesmo para mim seria trabalho home-office morando em um médio/grande centro, assim poderia mudar quando quisesse ou necessário sem se preocupar com o local de trabalho.

2

No meu caso eu precisei me mudar para a capital para estagiar presencialmente, infelizmente no interior nao há muito pra onde crescer, sem contar que muitas empresas estao hibridas, entao ficar a merce das vagas home office ta complicado

1

To achando que vou fazer mesma coisa, mas é foda pq nn tenho com quem morar então estagio fica dificil. Talvez aplicando pra uns de Junior pagando 3k eu sobreviva, to meio desanimado mas fazer o que ne.

A empresa que estou nn é ruim, mas nn vejo muito onde crescer

1

Salve!

Acredito que morar em um grande centro não se faz necessário caso você queira crescer profissionalmente e ganhar grana na área de tech. Hoje em dia a maioria dos trabalhos são remotos e o que você realmente precisa é estar sempre melhorando como profissional (hard e soft skills) e ir se candidatando às vagas (indicações ajudam muito).

Eu, por exemplo, moro no interior do Rio Grande do Norte, mas trabalho há 2 anos para o sul do país. Morar aqui não foi um impeditivo e gosto bastante de trabalhar na empresa que trabalho. Claro, comecei trabalhando em empresas menores do meu estado.

Inclusive não me mudaria para um grande centro, tendo em vista o alto custo de vida.

Respondendo sua pergunta: Não é realmente necessário.

1

Bacana que você está na luta morando em cidade pequena.
A minha cidade aqui também é pequena 25k habitantes (Aimorés/MG)
Também aqui é uma empresa de desenvolvimento e é de automação comercial, então nem chega a ser um concorrente direto.
Mas tem muita oportunidade mesmo em cidade pequena, eu mesmo comecei em 2016 por conta própria (webevolui.com.br), montar uma empresa de desenvolvimento e está dando certo até hoje, o mais difícil é o começo, mas depois é bem legal.

Fora as vantagens (não ser limitado a uma salário fixo nas empresas, mas também nem sempre é garantido se você só faz freelas e não tem mensais)
Mas a melhor para mim é a flexibilidade do tempo, hoje mesmo vou viajar, se tivesse em uma empresa, sem chance de isso acontecer.

Mas para aproveitar as oportunidades, você vai ter que sair da zona de conforto e ir nas empresas oferecer o seu trabalho, isso é o principal, depois o boca a boca (indicação) faz o resto, essa é uma das vanategens de cidade pequena também 😅

Espero ter contribuído de alguma forma, abraço

1

Sou de Campo Mourão, Paraná, uma cidade com 100k de habitantes e sem muita oportunidade de crescimento na área tech. Eu foquei os primeiros anos em pegar experiência com algumas empresas da cidade. Fiz estágio em uma do agro, e trabalhei como junior por 2 anos em uma software house. As duas pagavam mal, mas meu foco não era dinheiro, e sim a experiência. Terminei o segundo ano como junior já aplicando tanto pra vagas gringas quanto pra vagas brasileiras remotas, e no fim consegui entrar em uma empresa grande do brasil triplicando o salário q eu ganhava na software house (e ainda como junior, mas provavelmente vire pleno em breve)