Executando verificação de segurança...
30

😱🤖 Seja ágil até nas dailies! se destacando como dev (nova feature com IA)

🤖 Novidades

Sim! isso mesmo! agora nosso daily manager está integrada com inteligência artificial.

Agora, você poderá resumir seu dia com literalmente um clique.

Já que eu estou trabalhando no C.I.A (Centro de inteligência artificial) na cadmus, eu não poderia de usufruir dessa tecnologia que tem revolucionado o mercado.

Veja um preview demonstrativo abaixo:

Overview

Daily Manager

Se você é Dev, sabe que é há um ritual muito comum chamado Daily.

Nessa daily você compartilha com seu time e seu gestor o que você fez no dia anterior, se teve algum impedimento, etc.

Agora, a pergunta principal: Você já entrou na daily e simplesmente não lembra de tudo que fez?

Bom, meu propósito é resolver esse problema.

O problema

Sempre tive dificuldade de lembrar tudo que havia feito no dia anterior, pois como sou dev full stack, acabo ajundando o pessoal, trabalhando no back, no front, resolvendo um bug aqui, outro acolá, uma call aqui, outra acolá...

Vocês devem imaginar que lembrar cada passo não é tão trivial assim.

O insight

Sempre estou tentando melhorar para sempre estar crescendo, e decidi que iria anotar tudo em um caderno para que pudesse ter a mão tudo que havia feito durante o dia.

Bom isso até funcionou, mas, não era como eu queria.

Escrever descrição de tasks longas na mão é bem mais demorado do que digitar em um notebook, sem contar que não consigo ter um progresso de tudo.

Ai que veio a ideia!

Bom, sou engenheiro de software, vou criar meu software de dailies!

O projeto

O projeto está disponível no github abertamente neste link.

O projeto foi construído com NodeJS e NextJS, bem simples mesmo, sem inventar arquitetura, só queria que funcionasse.

Aqui abaixo é possível ver uma imagem de como está o layout do projeto hoje:

Project layout

Como é possível ver, você tem o seu histórico de dailies no lado esquerdo separado em meses, onde cada dia terá o nome do dia e a data em sí.

Cada dia tem uma barra de progresso abaixo que mostrará quantas tasks tem para fazer, quantas em progresso, e quantas concluídas.

Todo dia você pode criar sua daily e ir criando tarefas que ficarão como "Todo", ao clicar no símbolo à esquerda do card, a tarefa irá para "Em progresso", e ao clicar nesse símbolo novamente ela fica como concluída.

E, mais importante, se eu clicar novamente, essa tarefa volta para "Em progresso" mas sem perder a duração anterior, ou seja, você pode sair para o almoço e marcar como "Concluída" e ao voltar coloca-la em progresso que seu histórico será salvo.

Porque utilizar?

Bom, eu utilizo pois quero sempre me destacar e ter na mão tudo que preciso, não sou e nem serei só mais um dev, e acredito que para isso é preciso demonstrar profissionalismo, e isso começa nos pequenos detalhes, como sabendo o que fez no dia anterior.

Sem contar que isso lhe ajuda a saber:

  • quanto tempo levou em cada tarefa
  • quanto tempo do seu dia foi investido nas tarefas descritas
  • qual tipo de tarefa precisa melhorar baseado na duração
  • o que você fez à 10 dias atrás
  • manter um histórico para que você possa se recordar sobre o que fez durante a semana

Bom, por enquato o projeto não está online, hoje eu uso ele rodando local em uma janela do tmux.

para rodar basta clonar o projeto, instalar as dependências do projeto web e backend com npm ci dentro das respectivas pastas.

Ir dentro do projeto backend e dar um npx prisma generate e npx prisma db push para criar um banco sqlite na sua máquina e gerar as tipagens dos models.

para rodar o backend:

PORT=3002 npm run dev

para rodar a web:

PORT=3030 npm run dev

Agora, basta abrir seu http://localhost:3030 e boom, aplicação rodando de graça.

Features

  • Add task
  • List tasks
  • Delete task
  • Edit tasks
  • Todo, in-progress and completed task states
  • Start the task again without losing progress
  • Daily history
  • Daily progress bar
  • Daily working duration
  • Import/export data

Bom é isso, espero que tenham gostado

3

Parabéns pelo projeto, tá bem legal.
Por aqui, uso o clockify.me, assim consigo tbm fazer o controle de tempo para anotar nas tasks do jira/clickup/trello, além de reuniões e tudo mais. Tem me atendido muito bem.

1
2

ah sim, eu tbm não gosto do controle de tempo no Jira, até pq nem todo tempo é computado em tasks, como por exemplo as reuniões e cerimônias do scrum.
Oq uso para controle de atividades é o clockify.me (ajustei o link no comentário anterior), que é uma ferramenta para tracking de tempo, muito boa.

2

Projeto muito bacana! O que eu faço por aqui é manter no Notion uma aba de calendário com um template para anotar como foi meu dia.

É bem simples, e consiste em dois tópicos:

  1. Breve resumo do dia
  2. O que foi feito?

Estou mantendo mais de 1 ano de registros e seguindo.

Então realmente apoio todos os benefícios que você apontou acima.

1

Que massa cara, a gente tem de procurar uma forma de lembrar né haha!

Eu amo código, então resolvi fazer uma aplicação focada nisso haha, mas é uma boa usar o notion também!

0
1

Vlw! Sempre estou criando umas coisas assim rs

Se você olhar meu github até todo list como CLI que utiliza até o conceito da "Distância de levenshtein" tem hahah