Executando verificação de segurança...
31

Tenho uma ideia e quero sua opinião

Se você está lendo isso, ótimo!
Provavelmente é curioso igual eu. E estou totalmente aberto a te ouvir (ler, no caso). Este é meu primeiro post, pra me habituar com a plataforma, então vai ser simples mas juro que vou melhorar.

Sendo bastante direto, eu pretendo criar conteúdo por aqui, usar o TabNews como meu blog profissional. Já tenho uma ideia do conteúdo que vou produzir, e quero sua opinião. Eu vou te explicar a ideia da melhor forma que eu puder, e espero que você me diga com sinceridade pelo menos duas coisas:

  • Consumiria este tipo de conteúdo?
  • Mudaria algo na abordagem?

É isso. A partir de agora é ladeira abaixo, então continue apenas se tiver interesse em opinar, se não, até a próxima! 🤝🏽

A ideia

Eu vou criar resumos de livros que eu acredito que são importantes para a área de tecnologia. E digo que tentarei ir além: eu vou tentar descobrir porque há livros que dizem ser importantes para nossa área, não só no quesito de desenvolvimento mas também na gestão. E vou trazer tudo que eu sei e principalmente o que eu descobrir para cá. Assim, (talvez) você também saberá se vale a pena investir aqueles R$ 70 ou mais em um livro que dizem que você precisa ler, sobre um conceito que dizem que você precisa saber, mas aquelas 300 páginas não parecem apetitosas.

Obviamente, todos terão a liberdade de opinar sobre o livro, sobre minha opinião, ou até mesmo perguntar sobre algo que eu não tenha dito. Será um espaço que eu não me darei o luxo de chamar de meu, será nosso.

A dinâmica

Minha ideia é postar em uma frequência mensal. Por enquanto não consigo garantir nada mais frequente do que isso, meu cotidiano está bastante atarefado.
Compensarei a frequência com conteúdo. O plano são 3 semanas de leitura (sim, tentarei ler o livro inteiro, independente do tamanho) e 1 para produzir o conteúdo, que levará em conta até onde consegui ler. Caso necessário, posso dividir em 2 partes, tentando entregar o máximo de conteúdo relevante ao invés de só tentar cumprir o prazo. Farei o conteúdo da forma mais interessante e didática que eu conseguir, e provavelmente serão posts que chegarão a mais de 10 minutos de leitura.
Vou separar o post em tópicos, seguindo ou não as divisões do próprio livro, para facilitar na hora das discussões.

Os livros

Meu foco será livros sobre temas agnósticos de linguagem, e que provavelmente se apliquem sobre (quase) todas elas. Engenharia de software, DevOps, gestão de projetos e equipes, bastante variado o cardápio. E estarei totalmente aberto a sugestões também.
De vez em quando vai rolar algum livro de linguagem X ou Y, mas estes serão principalmente por necessidades minhas, seja por projetos pessoais ou do trabalho.
Eu tenho uma pequena biblioteca, que será o conteúdo inicial. Depois dela, eu seguirei comprando livros para trazer conteúdo para cá.
Em cada post, incluirei o link de afiliado da Amazon, assim, além de ficar mais fácil de encontrar o livro, caso o meu conteúdo tenha te ajudado a decidir em fazer o investimento, você pode me agradecer contribuindo financeiramente. Eu gosto de dinheiro 🤑
Pretendo também fazer votações sobre qual será o proximo livro, tanto dos que eu já tenho, quanto dos que ainda vou comprar. E para isto utilizarei meu LinkedIn.
Então estão todos convidados a se conectarem comigo (ainda estou me acostumando a dizer isto). Meu perfil: https://www.linkedin.com/in/luiz-f-f-silva

Se você leu até aqui, muito obrigado pelo seu tempo. Pretendo responder a todos, então não hesite em opinar.

Atualização
Pessoal, muito obrigado por quem já comentou aqui, tem sido muito bom refinar a ideia com vocês. Tentarei manter todos respondidos.
Apareceu um projeto urgente esta semana então meu previsto é na segunda (22/04) soltar a primeira enquete.

6

Eu consumiria esse tipo de conteudo, mas sinto que falta no tabnews(Para fazer isso no caso) uma ferramente para favoritar os criadores e os posts, para que a cada post dele eu tenha facilidade de ver, pois nem sempre(Infelizmente) pode estar em alta para que as pessoas vejam.

1

Eu senti um pouco disso também, mas como estou conhecendo mais a fundo a plataforma agora, não sabia se era falha minha.
Ainda assim estou decidido a usar a plataforma, acredito muito na ideia do Filipe quando criou ela, e não duvido que em algum momento futuro haja este incremento.
Por enquanto, a forma que pensei de "compensar" isto e manter o pessoal atualizado é o meu LinkedIn. Sempre que eu colocar conteúdo novo aqui, vou postar lá avisando.

2

Eai meus caros Cen e Bixo, pelo que andei vendo na progressão do TabNews através do GitHub, essa funcionalidade de favoritos já está em andamento pelo que podem ver nessa issue aqui 👉🏻 issue #645 caso queiram acompanhar a discussão que está rolando lá.

1
2

Enquanto essa função não é implementada, talvez adicionar um emoji específico para suas publicações auxilie.

Sua ideia me parece bastante interessante e deve adquirir atenção dos outros usuários fácil.

ara que não desapareça no meio de outras postagens recomendo apenas não postar no final de semana, a interação aqui cai bastante nesse período.

1

Gostei da sugestão, se entendi do jeito certo pode ajudar a destacar. Juntando com o que eu já tinha pensado, ficaria algo como "📚 Clube do Livro #N - Nome do livro aqui".
Sobre o dia das postagens, obrigado pela dica. Eu pensei em colocar um nome de usuário fácil de ser lembrado e um nome de publicação consistente pra facilitar encontrar mesmo que pela busca.

1
4

Massa, eu certamente vou dedicar alguns minutos para ler os teus resumos; acho bastante interessante essa ideia, principalmente por se tratar de conteúdo "avulso" e pouco abordado, já que grande parte do que vejo em post's, seja aqui ou em outros sites, é sempre sobre frameworks, lang x e y, parece que sempre sou direcionado a conteúdos básicos de programação, oque é frustante, já que sigo uma filosofia de que preciso aprender que eu não sei sobre conteúdo x e sua existência. Acredito que seria uma boa se você escrever somente sobre livros agnósticos, e não focar em livros de langs, isso pode trazer muito conteúdo "avançado" para quem está tentando sair do básico, e se possível, faz resumos de artigos do google acadêmico também.

2

Foi exatamente esta "frustração" com alguns cursos e conteúdos disponíveis nas redes que me fez começar a comprar e ler os livros. E gostei da ideia do Google Acadêmico, não tinha pensado nisso.
Eu acredito que de início não vou conseguir trazer algo de lá, mas com certeza vou levar em consideração mais para frente.
Muito obrigado!

2

Gostei da idéia, mas é um trabalho cavalar! Acho que você está substimando o tempo que você definiu, eu acho que ler deve ser mais rapido que organizar a criar o conteudo, vai por mim, se vc demorar 3 semanas pra ler, vai precisar de mais 3 semanas pra gerar o conteudo.

A idéia é isso ser de graça?

2

Pois é, vai ser desafiador mesmo.
Mas já li alguns destes livros, então eu imagino que seja algo minimamente palpável, se eu me educar corretamente pra isso. No começo vou focar nestes livros já lidos para aprender a escrever sobre eles, construir e testar meu estilo de redação. Enquanto isto vou resgatando o hábito de leitura, e aí a coisa vai se acelerando (eu espero). Eu sempre leio grifando os livros, até por isso prefiro ele físico. Boa parte do que vou trazer é de certa forma um compilado do que vou grifar, adicionado de algum material externo que possa ser conveniente.
Mas claro que, se eu ver que não vou dar conta da missão, vou mudar minha abordagem. A ideia nunca será deixar de fazer, mas arrumar uma forma de viabilizar perdendo o mínimo de qualidade.
A ideia é ser gratuito mesmo. E por isso de usar o TabNews, não quero que este esforço todo sirva primariamente de engrenagem para publicidade aleatória, gosto da forma que foi trabalhado esta questão aqui na plataforma. No máximo vou deixar o link de afiliado (minha esposa deu a ideia) como um meio de retribuição, ainda ligado com meu propósito. Minha intenção nunca será substituir a leitura do livro, mas te ajudar a decidir se vale arriscar o investimento.
Até porque os livros físicos costumam ser mais caros, principalmente quando não há tradução. Então é também uma forma de me ajudar a custear a brincadeira.
Eu já faria as leituras de qualquer forma, mas acho legal compartilhar esse conteúdo todo e ver mais pontos de vista. Como alguém já disse em algum momento: "Uma das melhores formas de aprender é ensinando"

2

Achei ótima a ideia!

Quando você postar eu poderia replicar o conteúdo para o meu site?

https://insights.ionited.io/

Sua ideia se encaixa perfeitamente com a proposta do site, conteúdo de conhecimento de forma resumida. Eu deixaria seus links de afiliado para você continuar ganhando com as possíveis vendas.

2

Sinta-se à vontade. Acredito que com uma abordagem ética, não haverá motivos para impedir.
Também utilizarei de referências bibliográficas ou algo do tipo para citar qualquer conteúdo que não seja meu.
Eu vi que aqui na plataforma tem um espaço dedicado para isto quando estiver escrevendo o post (chamado Fonte), mas não sei se funcionará bem para o meu caso.

2
1

Caraca, não conhecia este módulo, parece ser exatamente o que pensei para a enquete. Mas aí eu acho que vou manter a enquetes nos dois lugares.
Sinceramente, não sou fã de redes sociais no geral. O LinkedIn me veio a mente por algumas questões, mas a principal delas é que ele possui um potencial de alcance muito bom, eu diria que o maior dentre ferramentas usadas no nosso contexto profissional (área de tecnologia).
Eu acho que postar lá pode instigar mais pessoas a conhecer o TabNews, e tornar a situação um "ganha-ganha", aumentando a quantidade de usuários ativos. Se o conteúdo for realmente bom, imagino que possa estimular mais pessoas a usarem algo diferente do Medium (até última vez que acompanhava, ele parecia ser o mais popular). Seria legal ver a comunidade de tecnologia brasileira mais engajada em uma ferramenta brasileira.

2

Achei massinha, valeria a pena você fazer uma página pelo github pages pra consumir os posts no seu perfil e ter sua páginazinha. Seria legal também numa newsletter!

1

Não pensei nesta opção do Github, na verdade nem sabia que dava pra fazer isso no pages. Vou considerar a sugestão, mas preciso pensar sobre, nem consigo opinar sobre agora kkk
O plano inicial era postar aqui e divulgar no LinkedIn apenas. Em 2 dias tiveram duas propostas de replicar o conteúdo. Acho que replicação por outras pessoas é uma coisa, fico feliz pela iniciativa quando de forma ética. Eu replicar meu próprio conteúdo soa bastante estranho pra mim, não sei é "frescura" minha. Ainda assim levarei em consideração para o futuro.
Sobre a newsletter, eu pensei nela quando levantaram a questão sobre a ausência de um botão "Favoritos". Mas ainda não amadureci a ideia, estou indeciso.

1

A minha ideia era basicamente você fazer uma página com um javascript que dá fetch na API do tabnews pra hospedar no github pages.
Sinceramente, começa logo pois com o tempo a própria comunidade dá um jeito, até porque isso que eu falei não é nada muito absurdo de se fazer. Endorso você fazer um teste o mais rápido possível porque ficar testando expectativa é um negócio que mina sua vontade de executar e pode até criar hype demais.
Só faz e joga por aí, mano. Como lidar com tudo vai ser algo que você vai sacar melhor durante o processo.

1

Uma coisa que me fez reconsiderar sua ideia de forma bem mais concreta. Conversando com um pessoal hoje, me perguntaram sobre meu Github e códigos que estivessem lá. Meu Github é bem abandonado, nunca trabalhei efetivamente em construir um portifolio pessoal. Acredito que se tivesse lá algo que indicasse meu conteúdo aqui, seria bem mais interessante.

2

Cara eu acho uma boa ideia até certo ponto, e aqui vão meus pitacos sobre o que você poderia fazer:

  • Acho uma boa iniciativa você querer produzir conteúdo, mas acredito que fazer um blog em um site que terceiros podem postar, não faz sentido. O que eu pretendo fazer no 2° semestre desse ano é criar um blog pessoal, mas também postar o conteúdo aqui, até porque aqui já tem um apelo de público muito maior e ninguém sabe na minha existência. Para isso, eu tenho algumas coisas já planejadas de como fazer, porém outras ainda tenho que analisar melhor. No momento, provavelmente a melhor forma de se escrever um blog é usando static generators, no meu caso irei usar hugo, entretanto a forma de host ainda vai ser avaliada.
  • Quanto ao que você cita em dinâmica: acredito que isso de ler um livro de qualquer tamanho em 3 semanas e criar conteúdo logo vai cair por terra. No começo você vai talvez até conseguir, principalmento porque o básico é relativamente mais fácil, mas ao começar a se aprofundar em coisas mais complexas, talvez passe dias em um mesmo capítulo tentando entender o que diabos tá escrito ali, além de quando for finalmente escrever, pois achou que entendeu, vai ver que entendeu nada e vai voltar a estudar. Quando finalmente você estiver nesse ponto, você vai talvez começar a postar qualquer coisa para cumprir essa sua meta autoimposta, talvez começar a perder o gosto por escrever que tinha antes, e aí é só ladeira abaixo. Um blog é para compartilhar suas experiências e aprendizados enquanto indivíduo, é algo que você tem que fazer porque gosta, como hobby, algo que tem a sua cara, e não uma nova preocupação de "preciso postar isso até tal dia".

Espero ter ajudado em algo com minhas opiniões e boa sorte.

1

Obrigado pelos pitacos Lohan! Com certeza me ajudaram a pensar mais a fundo sobre o assunto. Eu vou tentar responder de uma forma assertiva, mas ainda assim bastante completa, logo será um pouco extensa (já dando spoilers sobre como eu falo pelos cotovelos). É um ponto bastante importante sobre essa minha decisão.

Criar meu próprio blog

Eu acho legal a ideia. Perceba que não me gera muito entusiasmo sobre ela. A questão não é a ideia em si, mas meu propósito.

O meu propósito com este projeto é, acima de tudo, gerar um impacto positivo em nossa comunidade de tecnologia. Por menor que ele seja, estarei feliz em adquirir e compartilhar conhecimento com outras pessoas que entendem sobre o contexto, nem que seja no básico. E ficarei mais feliz ainda se este compartilhamento exceder nossa bolha, isto é, alguém da área de produção ou financeira, por exemplo, chegar até aqui e contribuir com a discussão, nem que seja fora daqui (provavelmente a maioria não criará um usuário só pra responder a mim ou você).

Dito isto, como você mesmo colocou, criar um blog pessoal "do zero" adiciona diversas preocupações, algumas simples e outras nem tanto, sobre o mínimo que eu preciso para começar meu propósito. Eu acho uma ideia muito boa, desde que fizesse parte da minha intenção mostrar alguma capacidade técnica, e eu quisesse de alguma forma mostrar que tenho conhecimento para sustentar este conteúdo no ar, por exemplo. Mas esta realmente não é minha preocupação. Colocar aqui me permite terceirizar todas estas preocupações e custos (hospedagem, domínio, etc) ou indiretos (código, correção de bugs, atualização de versão, etc).

Sobre postar de blog uma plataforma onde outros também postam, eu entendo sua colocação. O que me leva a esta decisão é o fato de que as chances de alguém conhecer meu conteúdo são muito maiores se houver um conjunto relevante próximo a ele. Eu já vou criar em uma velocidade lenta. Se eu tiver que criar sozinho este "conjunto de relevância", cresceria tão lentamente quanto (aliás, este quesito se comunica indiretamente com o comentário do gabrielcursino).

Obviamente nem tudo são flores. Com certeza meus posts vão "disputar atenção" com os demais (não estou preocupado com isso para ser sincero). Também significa abrir mão de muita autonomia que eu teria com um blog próprio. Mas é daí que vem a importância do primeiro post do Filipe aqui no TabNews. Ele me dá motivos para acreditar que as motivações de quem mantém a plataforma estão alinhadas com as minhas, o que significa que mesmo que fosse o meu blog, eu tenderia a decisões convergentes, quando não iguais, às que este pessoal irá tomar. A partir daí se torna uma questão de confiar neles. E me facilita ter esta confiança quando vejo as discussões que acontecem no Github. Minha conclusão é que provavelmente eles estão mais bem capacitados do que eu para estas decisões. Então estou tranquilo em assumir este "risco".

Vejo tudo isto como ganhar uma carona de um colega de trabalho. Temos um destino em comum, ele paga a gasolina e manutenção do carro, eu posso sugerir, mas não definir, o trajeto, e posso levar um disco pra animar a viagem (que eu tocaria mesmo que o carro fosse meu). No fim, ninguém perde de fato.

Dinâmica mensal

Concordo com você que é uma proposta bastante desafiadora. Mas acredito que eu tenha sido incompleto sobre minha perspectiva dessa janela de tempo. Não estarei preocupado em cumprir religiosamente a frequência de 30 dias. Livros menores podem resultar em uma postagem daqui 15 ou 20 dias. O maiores, 40, 60, às vezes até 90 dias. Só tentarei não fugir muito do período mensal. Aliás, se for postar fora do planejado, posso inclusive avisar. Mas isso eu faria provavelmente fora daqui, pelo LinkedIn por exemplo, porque é uma informação interessante mas sem relevância de fato. O que eu quero evitar com esta estimativa é deixar meus colegas aguardando 4 meses pra eu terminar o livro de sistemas de banco de dados relacionais com 1000 páginas. E seria frustrante para qualquer um esperar um mês pra ler algo que se resume a "é um livro legal, tem de tudo que precisam saber, comprem".

A minha dificuldade de avançar em um livro com certeza fará parte da minha postagem. Se eu tiver que buscar referências externas porque o livro só jogava o conteúdo na minha cara sem explicar muito bem, também. O objetivo é trazer para você a minha experiência enquanto leitor, aproveitando para discorrer sobre os temas que o livro aborda com mais profundidade que normalmente é visto por aí, ou focando nos aspectos que outros conteúdos ignoram. Ensinar realmente a fundo sobre o tema fica a critério do próprio livro, não quero este mérito para mim, então se você sentiu a necessidade de entender mais sobre aquilo, significa que minha missão foi cumprida, e você pode (ou deve) fazer o investimento (de preferência usando meu link, claro kkk).

E se a coisa pesar a ponto de eu não conseguir terminar nesta janela de tempo, simplesmente vou parar onde eu achar conveniente, escrever sobre o que li até alí (porque provavelmente vou ter sobre o que escrever, já que é um livro denso) e terminar no próximo post. E isto pode se repetir caso necessário. Se não for assim, fica inviável trazer conteúdo de qualidade e de profundidade mínima sobre um livro como os de Engenharia de Software do Pressman ou Sommerville.

1
2

Legal Saulo! Acredito que vai ser uma experiência muito desafiadora para mim, mas igualmente gratificante. Eu estou mastigando este projeto a tempos, mas nunca achei um lugar que me motivasse o suficiente. Aqui foi o primeiro lugar que realmente me confortou em dar o pontapé inicial.

1
1

Primeira vez que ouço falar. Dei uma olhada nela. Como plataforma é uma ideia bastante interessante. Posso até levar em consideração para ideias futuras.
Para esta eu vou manter só aqui mesmo. Explico um pouco mais sobre o motivo no comentário do LohanYrvine

1

Lerei seu conteudo sim, e sua proposta é bem desafiadora. Faço votos que as consiga manter e se precisar de ajuda estou a disposição.
Obrigado por existir.

1

Com certeza eu consumiria, acredito que muito desses livros tem abordagens que talvez tenha repetido na Internet mas acho que tenha informações valiosas que não tem na Internet. E pensar que alguém poderia ler e identificar esses pontos, é gratificante.

0