Executando verificação de segurança...
4

[ Reflexão ] O que será da Wikipedia e como isso pode impactar a comunidade de programadores

De uns dias para cá a Wikipedia veio pedindo doações para os seus leitures. O que isso significa? Significa que a Wikipedia teve uma redução de leitores com a chega de IA, e agora está sofrendo com isso, o que é muito triste. Se tem menos leitores, tem menos doadores, que por si só já são muito pouco. Segundo a Wikipedia somente 2% dos leitures são contribuidores, isso de um site que entrou no top 10 dos sites mais acessado no mundo inteiro!

A Wikipedia conta com cerca de 60 milhões de artigos com os mais variados assuntos e idiomas. Mas onde eu quero chegar? Bom, muita gente tem relutância quando se trata da integridade da informação que esta sendo passada para nós, porém muitos esquecem que antes de um artigo ser alterado, ele é verificado e tem toda uma etapa para chegar ao usuário final. Dito isso, temos muitos artigos muito daora que você só encontra na Wikipedia.

Exemplos de artigos que eu pesquisei e não encontrei em lugar algum, e se encontrei, era apenas de forma rasa, diferentemente da Wikipedia:

  • Global serializability
  • Deadlock
  • ACID
  • NoSQL
  • work of unit

Dentre outros tópicos. Alguns desses você encontra em vários lugares como o noSQL, mas somente na wikipedia você encontra de uma forma bem completinha com vários links com assunto relacionados.

O impacto que pode ter na comunidade de programadores

Existe milhares de artigos sobre TI na Wikipedia, e eles ajudam muito a nós, programadores a adquirir uma base sobre algo, em alguns casos. Se por ventura a Wikipedia vier acabar ou ser vendida, talvez não tenhamos acesso a alguns conteúdos que raramente encontramos em outros lugares, impactando ainda mais quem quer aprender, mas não encontra!

Sendo a Wikipedia um site grátis, sem fins lucrativos (nem sequer tem anúncios), seria uma perda grande de fonte de informações. Hoje em dia temos muitas informações na internet, porém algumas delas bem duvidosas... Isso não quer dizer que a Wikipedia seja 100% certeira, mas tem um sim vários artigos muito bem feitos, disponível em vários idiomas, incluindo o português!

A Wikipedia é como um dicionário do mundo! Ela tem praticamente tudo em um só lugar. Muita coisa aprendemos atráves das documentações, mas existem bases, como por exemplo ACID que fiz um post recentemente aqui no tabnews, é um dos conteúdos mais importantes para banco de dados, pois vários tem ACID como base de sua arquitetura e dependendo da tecnologia, ela não vai explicar como ACID funciona, e sim o básico do básico para que você saiba usar, o que ao meu ver é um erro, pois você sabe usar algo, mas não tem conhecimento do processo tudo, como funciona por baixo, ou seja alienação.

Você falou e falou, mas a Wikipedia está acabando?

A resposta é NÃO. Até o momento não tem nenhum comunicado oficial sobre isso, somente sinais vindo da Wikipedia, como por exemplo o pedido de doações todos os dias! Não é algo que eles colocaram no cantinho do site, é algo que é enviado para o usuário todos os dias atualizados com a data de forma bem destacada. Além disso, a Wikipedia fala que ainda não está pronta para ser "vendida", o que pode ser um sinal de que se as doações diminuirem ainda mais, pode sim um dia ser vendida...

Imagens do aviso:

illustation

5

opa Araujo, o pedido de doações não tem nada a ver com a IA ou com menos leitores ou menos doadores. Todo ano a Wikipedia pede doações nesse formato. É a forma como ela sobrevive e como ela consegue conscientizar as pessoas disso. Se voce fizer uma busca por pageview da wikipedia e por donations vai perceber que não houve essa queda. O criador ja falou algumas vezes que a wikipedia nao está a venda e que nao querem colocar publicidade, por isso precisa de doações.

Até onde eu entendi as LLMs como o gpt é treinado com dados massivos da internet e provavelmente deve agregar tudo ou quase tudo que tem na wikipedia. Então de um jeito ou de outro, essas informações já estao espalhadas e disseminadas a rodo. Agora a dúvida é se vai continuar a ter a mesma frequência de edição e participação ativa com o passar dos anos. Espero que sim.

2

Opa, bom saber que os motivos que citei não são verdadeiros. Ao leitores eu quero deixar bem claro que não estou afirmando algo, estou apenas dando uma opinião do que >> eu << acho. Por isso marquei no titulo [ Reflexão ]

Muito grato por ter esclarecido alguns dos meus pensamentos!

1

Talvez o problema seja mais em baixo. Vou deixar esse link aqui:

Wikipedia has Cancer

Em resumo, ele demonstra como os gastos aumentam aparentemente sem boa justificativa, junto com o aumento das doações.
Como eles mesmos sugerem no título alternativo para a página: "Só porque você tem algum dinheiro, isso não significa que precise gastá-lo."

1

A Wikipedia está acabando na minha opnião, Não.

A Wikipedia está enfrentando, na minha opinião, uma recaída nos últimos anos, assim como aconteceu com vários serviços, como o Google. O site que você usa para pesquisar outros sites perdeu posição para o TikTok. Se isso aconteceu com o Google, deve ter acontecido o mesmo com a Wikipedia. Além disso, parece que ela está pedindo doações com mais frequência hoje.
Nesse minha postagem eu falo um pouco sobre essa mudança de estilos da pessoas:Artigo que eu fiz

A esse artigo do tecmundo que fala um pouco sobre isso artigo

-11