Executando verificação de segurança...
4
Abuh
2 min de leitura ·

A busca pelo primeiro estágio

Estou no terceiro semestre da faculdade de Sistemas para internet em um instituto federal, e estou buscando meu primeiro estágio como dev, mas como todos sabemos a bolha estourou e está bem mais dificil conseguir a primeira vaga, principalmente quando a faculdade exige tanto que mal tenho energia para produzir projetinhos de portifólio além dos produzidos para as disciplinas.

Tenho aplicado para muitas vagas na gupy e linkedin, já fiz alguns testes tecnicos, mas nenhuma resposta até então.

Pensando em tudo isso, e com as contas chegando todo mês, resolvi buscar outros caminhos, comecei a buscar mais networkings pessoais e tentar me inscrever em TODAS as oportunidades possiveis mesmo que voluntárias.

Resultado:

Conversando com um amigo da igreja decidimos tentar criar um negocio onde produzimos soluções tecnologicas para pequenos comercios, produzir sites e afins, em paralelo consegui entrar na empresa junior da minha faculdade para aprender sobre como é lidar com empreitadas maiores e trabalhar com uma equipe mais numerosa também (nessa EJ não ganhamos dinheiro, apenas XP, o que já é bom tbm ), e para tentar pagar as contas estou para entrar como professor em uma escolinha de programação para crianças.

Acredito que vou dar aulas até conseguir um estágio como desenvolvedor, mas como está muito dificil não sei quanto tempo isso vai demorar, vejo uma galera que só aceita trabalhar se for na função que deseja e tal, mas gente! O mercado não ta facil, busquem experiencias mesmo que voluntárias.

Enfim galera, este é apenas um compilado de pensamentos espero que minhas escolhas tragam alguma luz caso você que lê esteja no escuro como eu já estive.

Boa sorte amigo você não está só.

Obs: se tiverem outras histórias de como conseguiram sua primeira vaga contém aí embaixo, vou ler todas

2

Consegui meu primeiro estagio graças ao networking na faculdade. Eu não era muito de socializar, mas sempre que o assunto era computação, eu me esforçava para aprender o máximo possível com as pessoas. Durante um projeto em grupo, que muitos não levaram a sério, fiz amizade com alguém que acabou me indicando para um estágio como DBA

1

Muito bom seu depoimento, como professor universitário atualmente vejo diariamente comentários como este.
Como sugestão além do que ja está fazendo participe de hackathons e maratonas de programação.

1

Aplica pra Adapta :)

Manda um e-mail pra max[arroba]adapta.org explicando o que você sabe fazer, o que você já fez e como você poderia nos ajudar. Mande seu git ou portfolio também