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As grades curriculares das falculdades são completas?

Revendo minha grade curricular da faculdade me veio a dúvida se era completa ou se deixava a desejar em alguma coisa. No meu dia-a-dia profissional não sinto que houve a falta de alguma matéria, embora eu tenha adquirido a maior parte do meu conhecimento através de cursos extracurriculares e experiências profissionais, mas o que vocês acham a respeito?

Curso: Ciência da Computação

1º Período

  • Algoritmos I
  • Comunicação e Expressão
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Introdução a Programação
  • Raciocínio Lógico

2º Período

  • Algoritmos II
  • Arquitetura de Computadores
  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Lógica Matemática
  • Programação Estruturada
  • Teoria de Engenharia de Software

3º Período

  • Álgebra Linear
  • Banco de Dados I
  • Circuitos Digitais
  • Conceitos de Orientação a Objetos
  • Engenharia de Requisitos
  • Estrutura de Dados
  • Matemática Discreta

4º Período

  • Análise e Projeto de Sistemas
  • Banco de Dados II
  • Computação Gráfica
  • Estatística
  • Fundamentos de Redes de Computadores
  • Programação Orientada a Objetos
  • Teoria da Computação

5º Período

  • Arquitetura de Redes de Computadores
  • Linguagens Formais
  • Métodos Numéricos Computacionais
  • Processos Estocásticos
  • Qualidade de Software
  • Sistemas Operacionais
  • Teoria de Grafos

6º Período

  • Complexidade de Algoritmos
  • Desenvolvimentos de Aplicações Web
  • Empreendedorismo
  • Inteligência Artificial
  • Metodologia Científica
  • Otimização de Sistemas

7º Período

  • Compiladores
  • Conceitos Básicos de Gestão
  • Desenvolvimento de Aplicações com Banco de Dados
  • Desenvolvimento de Aplicações Móveis
  • Projeto Integrador em Ciência da Computação

8º Período

  • Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas
  • Segurança da Informação
  • TCC em Ciência da Computação
  • Tópicos Avançados em Arquitetura de Computadores

Não obrigatórias

  • Conceitos e Protocolos para Internet
  • Filosofia do Conhecimento
  • Física I
  • Física II
  • Cálculo I
  • Fundamentos da Economia I
  • Gerência de Projetos
  • Gerência de Projetos em Engenharia
  • Gerência de Projetos em Tecnologia
  • Interconexão de Redes
  • Introdução à Jogos Digitais
  • Introdução ao Roteamento e Switching
  • Liderança
  • Modelos de Linguagem de Programação
  • Planejamento e Gestão de Carreira
  • Planejamento Financeiro e Contábil I
  • Programação em Jogos
  • Projeto Web
  • Redes de Comunicação
  • Roteamento e Switching Avançados
  • Sistemas de Informação
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A pergunta é no geral ou sobre a sua? Qual sua definição de completa?

É muito difícil algo ser absolutamente completo, especialmente grades curriculares.

É importante notar que em Universidades para um curso ser aprovado precisa de votos de muita gente dentro da própria, cada um com seus interesses corporativos e muitas vezes a grade é feita do jeito que deu e não do jeito que deveria ser. È a política que existe para fazer o bem a todos fazem o mal, como a gente conhece bem. Em alguns casos, especialmente nas primeiras turmas podem criar uma grade que agrade certos professores que farão o reconhecimento do curso.

Existe incompetência também e de diversos tipos, desde pedagógicos, até técnicos, passando por burocráticos. Fora que é fácil a grade ficar obsoleto, especialmente as mais mal feitas que querem ser “voltadas para o mercado".

E aí vem outro ponto, hoje muitos dos cursos não são feitos mais para formar uma excelente profissional em uma área, é feita mais para agradar a pessoa, inclui até as públicas que hoje são cobradas para não ter evasão de alunos. E nossa área é ótima pra criar evasão, porque ela é bem difícil, está na moda e as pessoas estão com formação básica cada vez piores.

Outro detalhe é que a grande não define muita coisa, porque pode ter o mesmo título de disciplina e uma ementa muito diferente. E também vai depender da competência do professor. Como anedota eu tive um professor de economia que chegou no fim teve dificuldade em criar 4 perguntas na prova de tanta enrolação ele fez, e a gente não ligava muito porque afinal era uma mataria que nem deveria estar no curso (hoje eu vejo que poderia ter aproveitado ela de alguma forma, demorei para enxergar que qualquer conhecimento certo pode ser útil mesmo que indiretamente, e este até poderia ser direto eventualmente.

Muitas vezes a grade é boa, mas nas a carga horária de cada coisa, o que de certa forma podemos falar que ela é falha, mas também não tem espaço para tudo.

Tem aulas que serão úteis, mas depende do que você busca, do contexto de como ela se encaixa na grande. Por exemplo, eu sou favorável a aprender sobre compiladores e linguagens formais. Mas sei que geralmente as aulas ensinam bem pouco o que é útil para a maioria das pessoas, porque quase ninguém fará um, e os professores não entendem porque o que eles ensinam servem para seus alunos. Muitas vezes essa disciplina tá aí porque um professor que gosta queria que tivesse ou porque copiaram de outro lugar. Tem curso que faz muito sentido, mas aí outras coisas mais teóricas fazem também. Acho que faz sentido em qualquer curso de bacharelado, mas com uma pegada diferente, é diferente de aprender estatística no curso de matemática ou de administração (vive na prática tendo aula que seria equivalente, mas em curso diferente e foi um inferno).

E aí você não vê no Brasil curso de banco de dados, como fazê-los para entender o funcionamento e não sair falando as besteiras que as pessoas falam por aí por aqui. Alguns dos grandes especialistas entendem muito do produto que usam, mas não podem ir além porque não sabem nada por dentro, não consegue pensar por conta própria e só vão fazer alguma coisa melhor quando alguém fizer uma receita de bolo e ele tiver aceso a ela, ou seja, ele não sabe o que está fazendo. O mesmo vale para SO.

Eu sinto falta de certas disciplinas no ensino médio, então algumas delas deveriam ter em um curso superior, coisas para ajudar a pessoa raciocinar melhor. Esta grade tem um pouco isso, o que deveria ser um absurdo, mas já falo mais abaixo porque tem isso.

Outro ponto é que se a pessoa chega sem uma base boa na educação básica, a grade não faz muita diferença, a pessoa não vai acompanhar corretamente. Se os outros alunos forem ruins, você paga o preço por isso junto.

Acho estranho um curso de CC ir pro lado de gestão, como acho estranho um curso de ES ou SI ter muita matemática, mas vejo muito nas grades, é feito de qualquer jeito.

Não gostei muito da ordem de algumas disciplinas dessa grade, mas pode ser que faça sentido se eu visse a a ementa. Em alguns cega ser bem absurdo.

Será que CG era tão necessárias e não seria melhor opcional? Outras também talvez deveriam ser área quem quer, vejo algumas opcionais que eu acho que deveriam ser obrigatórias. Eu gosto de opcionais.

Não sei o que é Modelos de Linguagens de Programação, seria paradigmas? não vai aprender isso, mas aprender compiladores, linguagens formais, e outras coisas de programação sem isso?

Me parece que o curso não foca muito na programação, que costuma ser o que mais o profissional faz, mas acho bom que parece que não foca muito em ferramentas.

Senti falta de UX/HMI.

Eu acho que ele ficou em cima do muro não é tão científico quanto um CC tem e está longe de ser o que um SI deveria ser, o que faz sentido já que ele não tem esse título, mas a grade tenta.

Um curso superior deve ser completo para formar, não para ensinar modinhas.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

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@maniero compartilho muito desse pensamento. O que eu quis dizer com completa é no sentido geral de CC, eu por exemplo facilmente trocaria empreendedorismo por outra matéria da área. Há também a questão de algumas matérias serem abordadas de forma muito superficial